Parque do Serrado

Convidado por uns amigos e amigas de Almada e a maior parte do concelho do Seixal, fui passar o dia 10 de Junho ao parque, apesar morar perto não sou um frequentador assíduo, embora eu considero uma área bem agradável e bem tratada, com condições apelativas, para se passar um belo dia de convivio, os muitos pinheiros (bonitos) na parte Norte do parque, proporcionam sombras agradáveis (nos dias de sol) sobre as mesas e bancos estratégicamente colocados sobre estrados e passadeiras de madeira, que permitem fazer bons pic niques, festas de aniversário, como tenho observado muitas vezes, quando passo no local. Ambiente de verdadeira natureza, onde contrasta o canto dos pássaros com as conversas dos visitantes, risos de crianças e os que fazem caminhadas ou correm, para mantera a forma. Além dos pinheiros existentem alguns sobreiros (árvore protegida), e diversas plantas e arbustos, que dão um colorido cheio de beleza e um agradável perfume, que desafiam  os visitantes a voltarem.
A parte sul do Parque, contrasta com a parte Norte pelo seu intenso verde da relva, onde os visitantes podem praticar diversos jogos, alguns medronheiros cercam a parque e sendo eles belos, é de lamentar que quase todos estejam doentes e parece que não são tratados, outra coisa que chama a atenção são os paineis, que representam as escola do concelho. 
Para dar crédito ao que escrevo, junto algumas fotos, que tirei, para poder lamentar algo que afinal acaba por manchar a beleza dum parque que deveria proporcionar todas as condições aos visitantes em especial a pessoas de mais idade.
 
 
 
Lado Norte do Parque
 
Alguns elementos do grupo, aproveitam os momentos em amena conversa, enquanto não chegam os restantes amigos. Eram cerca de 9H00 quando começaram a chegar os primeiros.
É notavel a beleza dos pinheiros , o solo limpo e a disposição das mesas e estrados, para boa comudidade.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para poder mostrar os sobreiros, apresento outra foto, onde também aparece outra parte do grupos, bem acomodados nos bons bancos, mesas e pelos estrados e passadeiras que proporcionam um bom caminhar e evitam levantar pó, enquento alguns estão a comer                                                                                                                                                     
                                                                                                                                                                      
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O circuito para os que correm ou caminham , nesta parte desfrutando de sombras dos frondosos pinheiros, alguns sobreiros e outros arbustos, indiferentes aos que se juntam para passar no local um dia ou umas horas de convivio com a natureza. 
 
 
 
 
 
 
 
 
                                                        
                                                                                                           
O lado Sul
 
 
 
 
O lado Sul, repleto de verde e de algumas árvores plantadas, bancos  e locais para jogos e brincadeiras infantis, convida os mais novos a fazerem jogos .
Respira-se saúde e aprecia-se a beleza que uma casa não pode dar.                                                                                                                 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Outra parte da área coberta por relva verde ladeada pelo circuito para os que correm ou caminham , também há bancos para quem quizer se deixar envolver pelo verde do chão e das árvores.
Ao fundo e à esquerda paineis, que representam algumas escola do concelho.
 
 
 
 
 
 
 
 
                                                                                                               
 
 
 
 
Mais um espaço relvado, onde sobressaem mais dois paineis de escolas do concelho. Ao fundo, belos e garbosos sobreiros, que vale bem o tempo de observer e desfrutar.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Toda esta beleza e ambiente tem um senão, esta é a parte que considero lamentável, para um concelho, que prima por ser um exemplo para o pais e que se esforça para dar o melhor aos seus habitantes assim como a todos os que o visitam.
No grupo que estava inserido haviam pessoas de idade mais avançada, que por esse motivo teem mais necessidade de lavabos, particularmente as senhoras, foi na primeira destas situações, que deparamos pelo grave, senão. Algumas senhoras dirigiram-se à casa onde estão os lavabos, quando depararam que estava tudo fechado, só havia acesso a umas pias exteriores, para lavar as mãos e nem sequer havia um aviso, para que as pessoas se pudessem precaver, por este motivo, essas senhoras devidamente acompanhadas, tiveram de se dirigir aos cafés mais próximas, para satisfazer as suas necesidades. O que é lamentável. Ora se neste trabalho elogio, também devo criticar o que não está bem, por isso vou colocar as duas últimas fotos.
 
 
 
 
 
Esta é a frente da casa onde estão os lavabos, pode-se observar que as portas estão fechadas e nem sequer há um aviso. Pergunto: Se pretende-se oferecer um bom ambiente para um dia ou umas horas, passadas num ambiente natural, não se deve ter as condições, para as necessidades daqueles, que com alegria e boa disposição, querem visitar o que o Seixal e cidade da Amora tem para oferecer?
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Esta é a traseira da casa, como se vê, também está tudo fechado. Ainda bem que isto é uma foto, porque assim não passa o cheiro insuportável de urina no canto esquerdo de mosaicos assim como no chão de terra, por alguns, menos respeitadores, que em vez de chamar a atenção dos responsáveis pela manutenção do parque, não se preocupam e até vandalizam.
 
 
 
 
 
 
O meu propósito ao fazer este trabalho, não é criticar nem falar mal de A ou B, é unicamente para sensibilizar os resposáveis, que os lavabos e o seu bom funcionamento, são proponderantes para completar a beleza do Parque do Serrado.
 
201/06/11
Victor Encarnação